Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): É Bem Mais Comum do que a Gente Imagina!

Na frustração, as pessoas com TDAH tendem a ficar ainda mais dispersas ou agressivas.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Fonte: Associação Brasileira do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Sociedade- Um problema que atinge de 3% a 5% das crianças em idade escolar, sendo mais comum entre os meninos. Muitas vezes, é uma condição que confunde os pais e, se não for identificada e tratada na infância, pode causar sofrimento desnecessário a jovens, adolescentes e suas famílias.

Assim como muitas coisas no universo, o transtorno tem seus aspectos negativos, mas também apresenta vantagens. O ponto crucial é buscar tratamento para evitar que os inconvenientes superem as qualidades. O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma condição neurológica crônica caracterizada por falta de concentração, inquietude e impulsividade. Esses sintomas geralmente aparecem na infância e podem persistir ao longo da vida, a menos que sejam identificados e tratados de maneira adequada.

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A dificuldade em manter a concentração nas tarefas, o esquecimento de objetos e a agitação física que são características dessa condição podem afetar o desempenho escolar e levar a estereótipos prejudiciais que não refletem o potencial psicopedagógico dessas crianças. Embora não seja uma condição nova e seja observada em todo o mundo desde o século XIX, muitas vezes tanto os indivíduos afetados quanto seus pais e educadores a confundem com desatenção intencional e desorganização. Isso leva a situações em que os portadores do transtorno podem ficar desorientados e reagir com comportamentos agressivos como uma forma de defesa diante da falta de compreensão.

No que diz respeito à categorização de transtornos mentais, o TDAH pode ser dividido em três categorias:

1. TDAH com uma ênfase em sintomas de desatenção;

2. TDAH com uma ênfase em sintomas de hiperatividade e impulsividade;

3. TDAH de tipo combinado.

O aspecto mais preocupante é que, não importando a idade, aqueles que têm o transtorno podem simultaneamente desenvolver condições adicionais, como ansiedade e depressão. Além disso, pode ocorrer a tentativa de escapar desses desafios por meio do abuso de álcool e substâncias ilícitas. O comportamento com características semelhantes a outros transtornos cria confusão, o que complica o processo de diagnóstico e tratamento.

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Sintomas

A falta de foco, a agitação e a impulsividade representam indícios do TDAH, afetando as relações em casa, na escola e com amigos, prejudicando o rendimento acadêmico na infância e, posteriormente, o desempenho no trabalho na vida adulta.

Os sinais do transtorno podem variar em termos de gravidade e impacto. Indivíduos afetados geralmente têm dificuldade em manter o foco e frequentemente perdem o rumo do que estavam fazendo ou onde deixaram suas coisas. Muitas vezes, os pais e educadores rotulam isso como "falta de organização" ou "desatenção".

Além disso, têm dificuldade em focar em detalhes, muitas vezes demoram para iniciar suas obrigações e pulam de uma atividade inacabada para outra, deixando várias tarefas incompletas. Também são propensos a erros devido à falta de atenção e distração, o que impacta negativamente seu desempenho acadêmico e profissional.

Nos casos em que a Hiperatividade é predominante, os indivíduos afetados apresentam inquietação, agitação e uma tendência a falar excessivamente. É raro que consigam se envolver em atividades mais calmas ou manter o silêncio durante brincadeiras ou enquanto trabalham. Quando a impulsividade é a característica proeminente, os principais indícios incluem impaciência, ação impulsiva sem reflexão, dificuldade em ouvir completamente as perguntas, tendência a falar apressadamente e intromissão em assuntos, conversas e atividades alheias.

Na adolescência e na fase adulta, os sinais de Hiperatividade geralmente se tornam menos visíveis, porém, as demais desafios persistem sem mudanças, e as consequências negativas se somam na rotina diária, afetando negativamente a autoestima.

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Diagnóstico do TDAH

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