Créditos- Ministério da educação e cultura |
Este curso sobre gestão escolar faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC), está estruturado em quatro módulos: Legislação educacional; Gestão estratégica; Gestão dos aspectos pedagógicos e Liderança docente organizacional, e visa a formação continuada de profissionais que atuam nas escolas da rede pública da educação básica.
As discussões apresentadas ao longo do material buscam
favorecer a compreensão de aspectos históricos que circundam e norteiam todo o
processo de gerência de pessoas, de instituições, de materiais e de recursos
elementares, fornecendo, assim, elementos que possam ajudar os participantes a
pensarem sobre esse percurso de maneira crítica, compreendendo o processo de
gestão escolar como algo histórico e macro.
No decorrer da leitura dos módulos, o cursista entrará em
contato com links para ampliar o conhecimento a respeito de determinados
conceitos e informações; boxes com questões para reflexão; histórias fictícias
de situações que podem ocorrer no cotidiano escolar, para análise e reflexão;
atividades autocorrigíveis e pontuadas; e acesso a leituras complementares por
meio de lista de referências.
A leitura e conclusão de todos os módulos do curso, bem como
a realização das atividades, conduzirá o cursista ao entendimento de diversos
conceitos a respeito de gestão educacional e das legislações que norteiam essa
temática.
Carga horária
80 horas (ATENÇÃO: O certificado somente será emitido após
aprovação nas atividades avaliativas e decorrido o tempo mínimo para conclusão
do Curso. Não será emitida declaração de curso em andamento, somente o
certificado.)
Ementa
Módulo I - Legislação educacional
Nesse módulo, são apresentados e discutidos conceitos
estruturantes de administração e de
gestão escolar e o processo histórico dessa gestão, com
destaque aos aspectos legais;
dispositivos jurídicos; fundamentos da gestão democrática e
descentralização e autonomia da
gestão escolar.
Módulo II - Gestão estratégica
Nesse segundo módulo, a abordagem é referente às gestões:
educacional, escolar,
pedagógica e dos processos de aprendizagem, com ênfase às
avaliações internas e externas
das instituições. Portanto, visa possibilitar a compreensão
de como o processo avaliativo pode
favorecer e orientar as políticas públicas educacionais e a tomada de decisões nas instituições escolares.
Módulo III - Gestão dos aspectos pedagógicos: conceitos,
funções e princípios
Nesse módulo, são apresentados e trabalhados conceitos e
situações que propiciam reflexões
a respeito da gestão que possibilita articular e conectar
elementos para que os resultados de
aprendizagem sejam alcançados com maior agilidade e
eficácia. Para isso, discute desde a
caracterização da sala de aula, passando pela estrutura
física e pedagógica desse espaço,
organização dos processo de ensino e, em especial, pelas
especificidades dos estudantes.
Módulo IV - Liderança docente organizacional
Por fim, nesse quarto módulo, são apresentadas e discutidas
situações que visam favorecer a
compreensão dos saberes docente dentro do gerenciamento das
relações em sala de aula.
Portanto, são situações que envolvem liderança docente;
gestão da aprendizagem; relações
interpessoais e mediação de conflitos.
Objetivos
Formação continuada de profissionais que atuam na rede
pública da Educação Básica, em especial, gestores educacionais.
Metodologia
O curso foi desenvolvido no formato autoinstrucional para
ser ofertado a distância via ambiente virtual de aprendizagem, no caso o
AVAMEC. A modalidade de ensino a distância privilegia a autonomia do cursista
uma vez que ele é o responsável por estabelecer a sua própria rotina de
estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local desde que
tenha acesso à internet. Portanto, deve ficar atento quanto à organização e a
gestão do tempo, definindo o próprio ritmo de estudos.
Critérios de avaliação
O curso é gratuito, mas exige empenho e dedicação do
cursista, tendo em vista a obrigatoriedade de estudo de todos os módulos e a
realização das atividades nos prazos estipulados.
No final de cada módulo existe uma atividade, sendo
necessário o acerto de pelo menos, 60% das questões.
O número de tentativas para cada atividade é 5, por isso,
caso não se sinta seguro, releia o conteúdo, no todo ou em parte, antes de
enviar a atividade. Essa é uma etapa importante porque, além de favorecer a
internalização do conteúdo, possibilita fazer uma revisão do que foi visto e
sanar as dúvidas.
Certificação
Para ser aprovado(a) e obter o certificado, é preciso
concluir os módulos e realizar todas as atividades propostas e atingir, no
mínimo, 60% de aproveitamento.
O certificado contém a carga horária do curso que é de 80 horas, o período de realização, o aproveitamento (nota final) do participante nos estudos, é emitido pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC, somente quando decorrido o tempo mínimo (40 dias) e estará disponível para download na opção "Certificado", localizado no menu do curso.
Não será emitida declaração de curso em andamento, somente o
certificado.
Público-alvo
O curso é destinado à formação continuada de profissionais
que atuam na rede pública da Educação Básica.
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