Curso gestão escolar

Créditos- Ministério da educação e cultura



















Este curso sobre gestão escolar faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC), está estruturado em quatro módulos: Legislação educacional; Gestão estratégica; Gestão dos aspectos pedagógicos e Liderança docente organizacional, e visa a formação continuada de profissionais que atuam nas escolas da rede pública da educação básica.

As discussões apresentadas ao longo do material buscam favorecer a compreensão de aspectos históricos que circundam e norteiam todo o processo de gerência de pessoas, de instituições, de materiais e de recursos elementares, fornecendo, assim, elementos que possam ajudar os participantes a pensarem sobre esse percurso de maneira crítica, compreendendo o processo de gestão escolar como algo histórico e macro.

No decorrer da leitura dos módulos, o cursista entrará em contato com links para ampliar o conhecimento a respeito de determinados conceitos e informações; boxes com questões para reflexão; histórias fictícias de situações que podem ocorrer no cotidiano escolar, para análise e reflexão; atividades autocorrigíveis e pontuadas; e acesso a leituras complementares por meio de lista de referências.

A leitura e conclusão de todos os módulos do curso, bem como a realização das atividades, conduzirá o cursista ao entendimento de diversos conceitos a respeito de gestão educacional e das legislações que norteiam essa temática.

Carga horária

80 horas (ATENÇÃO: O certificado somente será emitido após aprovação nas atividades avaliativas e decorrido o tempo mínimo para conclusão do Curso. Não será emitida declaração de curso em andamento, somente o certificado.)

Ementa

Módulo I - Legislação educacional

Nesse módulo, são apresentados e discutidos conceitos estruturantes de administração e de

gestão escolar e o processo histórico dessa gestão, com destaque aos aspectos legais;

dispositivos jurídicos; fundamentos da gestão democrática e descentralização e autonomia da

gestão escolar.

Módulo II - Gestão estratégica

Nesse segundo módulo, a abordagem é referente às gestões: educacional, escolar,

pedagógica e dos processos de aprendizagem, com ênfase às avaliações internas e externas

das instituições. Portanto, visa possibilitar a compreensão de como o processo avaliativo pode

favorecer e orientar as políticas públicas educacionais e a tomada de decisões nas instituições escolares.


Módulo III - Gestão dos aspectos pedagógicos: conceitos, funções e princípios

Nesse módulo, são apresentados e trabalhados conceitos e situações que propiciam reflexões

a respeito da gestão que possibilita articular e conectar elementos para que os resultados de

aprendizagem sejam alcançados com maior agilidade e eficácia. Para isso, discute desde a

caracterização da sala de aula, passando pela estrutura física e pedagógica desse espaço,

organização dos processo de ensino e, em especial, pelas especificidades dos estudantes.

Módulo IV - Liderança docente organizacional

Por fim, nesse quarto módulo, são apresentadas e discutidas situações que visam favorecer a

compreensão dos saberes docente dentro do gerenciamento das relações em sala de aula.

Portanto, são situações que envolvem liderança docente; gestão da aprendizagem; relações

interpessoais e mediação de conflitos.

Objetivos

Formação continuada de profissionais que atuam na rede pública da Educação Básica, em especial, gestores educacionais.

 

Metodologia

O curso foi desenvolvido no formato autoinstrucional para ser ofertado a distância via ambiente virtual de apren​​dizagem, no caso o AVAMEC. A modalidade de ensino a distância privilegia a autonomia do cursista uma vez que ele é o responsável por estabelecer a sua própria rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local desde que tenha acesso à internet. Portanto, deve ficar atento quanto à organização e a gestão do tempo, definindo o próprio ritmo de estudos.

Critérios de avaliação

O curso é gratuito, mas exige empenho e dedicação do cursista, tendo em vista a obrigatoriedade de estudo de todos os módulos e a realização das atividades nos prazos estipulados.

No final de cada módulo existe uma atividade, sendo necessário o acerto de pelo menos, 60% das questões.

O número de tentativas para cada atividade é 5, por isso, caso não se sinta seguro, releia o conteúdo, no todo ou em parte, antes de enviar a atividade. Essa é uma etapa importante porque, além de favorecer a internalização do conteúdo, possibilita fazer uma revisão do que foi visto e sanar as dúvidas.

Certificação

Para ser aprovado(a) e obter o certificado, é preciso concluir os módulos e realizar todas as atividades propostas e atingir, no mínimo, 60% de aproveitamento.

O certificado contém a carga horária do curso que é de 80 horas, o período de realização, o aproveitamento (nota final) do participante nos estudos, é emitido pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC, somente quando decorrido o tempo mínimo (40 dias) e estará disponível para download na opção "Certificado", localizado no menu do curso.

Não será emitida declaração de curso em andamento, somente o certificado.

Público-alvo

O curso é destinado à formação continuada de profissionais que atuam na rede pública da Educação Básica.

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