A crença na imortalidade da alma varia em culturas e religiões, gerando debates ricos e reflexões filosóficas ao longo dos tempos.
Imagem da Imortalidade. Foto: Reprodução/Superinteressante - Alexandre Camanho |
Adentrando o intrigante mundo das crenças e interpretações,
convido você, caro leitor, a mergulhar conosco em uma análise profunda das
perspectivas sobre a vida após a morte. A Bíblia, um dos textos mais estudados
e debatidos ao longo dos séculos, lança luz sobre a questão da
"imortalidade da alma" de maneira surpreendentemente diferenciada.
Conduzindo-nos por um labirinto de conceitos e compreensões, essa antiga obra
revela, de forma clara e unânime, uma visão que pode abalar convicções e
suscitar novas indagações.
Neste nosso percurso de exploração, desvendaremos a curiosa
perspectiva bíblica de que os mortos repousam em um sono sem consciência. Uma
premissa que pode parecer contra-intuitiva para muitos, mas que possui um
embasamento sólido nas passagens que examinaremos a seguir. Afinal, é nas
entrelinhas desses escritos que encontramos reflexões profundas sobre a
natureza da existência pós-morte, revelando uma visão que talvez desafie o que
já consideramos certo.
Diante dessa jornada intelectual, convido você a
revisitarmos juntos algumas dessas passagens reveladoras. Prepare-se para uma
exploração que transcende dogmas e que nos conduz a questionamentos fascinantes
sobre o que pode aguardar além do limiar da vida terrena.
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Daniel 12:2 diz:
“E muitos dos que dormem no pó da
terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo
eterno.”
O limiar da eternidade não se manifesta no derradeiro
suspiro da morte, mas sim na renovação da ressurreição! Mesmo os que
encontraram o término desta existência transitória repousam, neste momento, na
inatividade do "pó da terra". Observa-se, com notável atenção, que
não se registra nas anais divinas, conforme expresso a Daniel, a celestial ascensão
imediata de múltiplas entidades espirituais.
Este mesmo princípio se manifesta no discurso de Paulo,
quando ele, dirigindo-se aos tessalonicenses acerca da finitude da morte e da
perspectiva que nutrimos na crença da ressurgência, emprega a terminologia de
"sono" para referir-se aos indivíduos em tal estado: Observemos
atentamente os termos que ele seleciona:
1 Tessalonicenses 4:13-16
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos
que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm
esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos
que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto,
pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor,
não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em
Cristo ressuscitarão primeiro:”
CONTINUA APÓS A
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A expectativa que Paulo, inspirado pela divina mensagem,
acolheu e transmitiu para nós é firmemente ancorada na perspectiva da
ressurreição. Entre o âmbito presente e o horizonte da ressurgência, um
intervalo temporal cuja duração permanece incerta (pois somente o Senhor
detém tal conhecimento), antevê-se para muitos de nós, senão para todos, o
suspiro final da existência terrena. Nesse entremeio, não se delineia um estado
de êxtase celestial ou exuberância paradisíaca; ao contrário, aguarda-nos um
estado de repouso. Mas onde repousaremos, indagamos? A resposta ecoa nas
páginas da divina escritura sob as designações "pó da terra", ou,
como frequentemente aludido, "Sheol" ou "Hades",
expressões que aludem ao túmulo.
Esta essência, que verte na simplicidade e acessibilidade
das palavras divinas, desvela a profundidade de uma crença ancestral,
contrastando com a noção contemporânea da imortalidade da alma. Um dualismo
clássico se ergue: um ser humano definido como a união corpórea e espiritual,
onde o corpo é o envoltório físico da carne e sangue, e a alma abriga o
imaterial, englobando mente e emoções. No limiar da morte, a concepção
difundida propugna que a alma se aparta do corpo e mantém uma existência
consciente, eternamente arraigada no céu ou no inferno.
Todavia, a revelação que emerge da análise minuciosa das
Escrituras diverge desse entendimento prevalente. A verdade inegável é que os
falecidos atualmente repousam em sono e, no fulcro da ressurreição, recobrarão
a vida. Essa disparidade entre o dogma comum e a essência bíblica desencadeia
uma reflexão instigante sobre a natureza da vida após a morte, convidando-nos a
explorar as profundezas dessa intrincada temática com um olhar renovado e
discernimento aprimorado.
Gênesis 2:7
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em
suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.[“nephesh” em
hebraico]. ”
Constata-se que as Sagradas Escrituras não concebem a alma
como entidade independente do corpo. Pois, na verdade, é proclamado que "o
homem se tornou uma alma vivente". Em tal compreensão, cada indivíduo que
hoje respira é, em si, uma alma vivente. Todavia, ao emitirmos o último sopro,
cessa-se a condição de almas viventes. De fato, entramos num estado de repouso,
destituídos de consciência, assemelhando-se a quem está imerso num sono
profundo.
Se acolhermos a definição que as Sagradas Escrituras nos
legam sobre a alma, rejeitando a perspectiva "greco-latina" à qual
Vine se referiu, emergirá uma perspicácia que permite contemplar a harmonia.
Sob tal ótica, seremos capazes de apreender sem contradições que também os
animais possuem alma.
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Gênesis 1:20-21
" E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis
de alma vivente [nephesh, alma]; e voem as aves sobre a face da expansão dos
céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as
águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas
conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."
e Gênesis 1:29-30
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê
semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há
fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e
a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente
[nephesh em hebraico], toda a erva verde será para mantimento; e assim
foi."
Manifestamente, a essência da alma não se estabelece como
um conceito metafísico. Com efeito, cada entidade dotada de respiração, quer
seja humano ou animal, assume o estatuto de uma alma vivente. Nesse ínterim,
emerge uma indagação: de que fonte emana, portanto, a arraigada convicção na
imortalidade da alma? A resposta a essa interpelação, mergulhada em
complexidade, será desvendada nos próximos compassos desta análise.
Doutrina da Imortalidade da Alma: A Influência Platônica
No que se refere à gênese da concepção da imortalidade da
alma, Vine gentilmente lança pistas para nossa apreciação: esta crença é
imbuída da linhagem filosófica grega, em especial sob os auspícios de dois
notáveis pensadores helenos, a saber, Platão e Sócrates. Com efeito, Platão,
embora não tenha inaugurado a doutrina da imortalidade da alma, consagrou-se
como seu mais eloquente porta-voz. Tal como sintetizado por Werner Jaeger,
distinto acadêmico da Universidade de Harvard, "A imortalidade do ser humano
representava um dos princípios fundamentais da religião filosófica do
platonismo, que, em parte, foi acolhida pela igreja cristã." (Werner
Jaeger, "As ideias gregas da imortalidade", Harvard Theological
Review, Volume LII, Julho de 1959, Número 3, com destaque).
À semelhança, o próprio legado da Enciclopédia Católica (no
tópico: Escola Platônica) nos elucida com precisão: "A grande maioria dos
filósofos cristãos, até Santo Agostinho, nutriram uma inclinação
platônica."
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Mas, que concepções alimentava Platão a respeito da alma?
Notório discípulo do filósofo grego Sócrates, a epopeia intelectual de Platão,
a "Fédon", se apresenta como um diálogo que tece a narrativa
da derradeira jornada de Sócrates antes de enfrentar sua execução por ingestão
de cicuta. Como consigna a Wikipédia: "Um dos núcleos temáticos centrais
em 'Fédon' é a proposição da imortalidade da alma." Com habilidade,
poderíamos considerar "Fédon" uma obra que encapsula o credo
compartilhado por dois luminares do pensamento grego. Nesse ínterim, permitam-me
compartilhar alguns excertos extraídos dessa obra-prima (acessíveis no seguinte
endereço: http://classics.mit.edu/Plato/phaedo.html):
"A alma assemelha-se ao divino e ao imortal, à
inteligência e à uniformidade, à indissolubilidade e à inalterabilidade...
Eleva-se ao puro, eterno e imutável, ao qual ela está intrinsecamente
ligada..." (Fédon)
Uma vez mais:
"A entidade da alma, cuja natureza essencial é
inseparável da vivacidade, denega categoricamente qualquer espaço à existência
oposta, ou seja, à morte. Dessa maneira, o destino inerente à alma é alinhavado
à imortalidade, transmutando-se, por conseguinte, numa condição
indestrutível... Seria então um sofisma argumentar que a inexistência da morte
é uma realidade? Indubitavelmente, sim. No entanto, podemos contemplar tal
ideia sob uma perspectiva divergente, qual seja, a de que a morte representa,
de fato, a não união entre a alma e o corpo? E a condição de estar morto é a
manifestação concreta dessa separação, no momento em que a alma subsiste em sua
própria essência e dissocia-se do corpo, que, por sua vez, se aparta da alma.
Isso é o que entendemos como morte... Em suma, a morte é meramente a cisão
entre a alma e o corpo." (com ênfases)
Prosseguindo:
"Regozijai-vos e não vos compadeçais de minha partida...
Ao depositar-me na sepultura, comunicai que o corpo está sendo sepultado, não a
alma."
E agora, prosseguindo na exploração deste tema, não podemos
deixar de notar a ressonância entre as afirmações de Platão e Sócrates e os preceitos
familiarmente abraçados pela maioria dos adeptos do cristianismo. Com efeito, a
consonância é inegável, refletindo uma harmonia de crenças que reverbera a cada
entrelinha das palavras destes proeminentes filósofos.
De acordo com as palavras do erudito
eclesiástico Philip Schaff:
"Platão também concede ênfase à doutrina de um futuro
estado de retribuição e castigo. Após a morte, sob uma irrefutável lei
intrínseca de sua própria essência, bem como por designação divina, cada alma
ascende ao seu lugar apropriado: aquela de natureza maligna à esfera maligna, e
aquela inerentemente virtuosa a uma elevação em direção ao bem supremo." (Conforme
registrado na Nova Enciclopédia Schaff-Herzog de Conhecimentos Religiosos,
artigo: "Platonismo e Cristianismo").
Incontestavelmente, tais afirmações poderiam facilmente ser
atribuídas a um ministro cristão contemporâneo. Efetivamente, comparando o que
encontramos no relato do "Fédon" com as assertivas proferidas
por muitos ilustres pregadores do Cristianismo Moderno sobre nosso tópico em
pauta:
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"....você é uma entidade de alma imortal. Sua essência
interna é eterna e persistirá ad infinitum. Ou seja, o verdadeiro núcleo do seu
ser – seus processos mentais, afetivos, sonhos, aspirações, o ego, a
singularidade pessoal – jamais conhecerá o perecimento....sua essência etérea
subsistirá eternamente em um dentre os dois planos existenciais – o Paraíso ou
o abismo do sofrimento...Quer sejamos resgatados ou perdidos, a perpetuidade
consciente e a individualidade da alma persistirão."
(Billy Graham, em "Paz em Deus", capítulo 6, parágrafos 25 e 28).
Agora, efetue-se uma comparação entre essas assertivas e os
discursos de Deus e seu arqui-adversário, o diabo, conforme registrados nos
capítulos 2 e 3 do livro de Gênesis.
Gênesis 2:16-17, 3:4
“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore
do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal,
dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás...
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.”
A princípio que se insinuou ao homem, mesmo no estado de
queda, foi a noção da suposta imortalidade, sendo que o diabo, presentemente
confinado aos domínios do Jardim do Éden, personificou tal conceito.
Contrapondo-se ao aforismo "inequivocamente, não encontrareis o término
da vida", observamos a concordância da doutrina da imortalidade da
alma. Billy Graham, em suas palavras, asseverou: "Vossa essência é
imorredoura, destinada a perdurar ad infinitum." Embora nutrindo
profundo respeito por esse renomado orador, vale salientar que idêntico
postulado foi formulado por Platão e Sócrates. Consoante à perspectiva de
ambos, a mortalidade autêntica não prevalece. "Inegavelmente não
encontrareis o ocaso derradeiro", expressam eles; a alma simplesmente
transcende o corpo e subsiste eternamente, desfrutando do Paraíso ou consumida
pelo sofrimento do inferno, em consonância com suas ações terrenas. Contudo, é
crucial reconhecer que esta visão não adere a um âmbito cristão, mas sim a um molde
pagão, uma crença incubada primeiramente pelo arauto da falsidade, no recinto
do Éden.
A Doutrina da Imortalidade da Alma à Luz de
Tyndale e Lutero
Dirijamo-nos à consideração das perspectivas abrigadas
pelos insignes reformadores, explorando, destarte, os entendimentos que Thomas
Tyndale e Martinho Lutero, figuras de destaque nesse movimento, acalentavam em
relação à doutrina da imortalidade da alma. Tyndale, um eminente reformador e
erudito tradutor das Escrituras Sagradas, cujo destino o conduziu ao doloroso
fim na pira, proferiu palavras memoráveis a respeito desta doutrina em resposta
ao defensor papal, Thomas More.
Ao confrontar a colocação das almas que transcenderam o véu
da mortalidade nos domínios celestiais, infernais ou purificadores do purgatório,
Tyndale desmantela os argumentos que Cristo e Paulo elencaram para substanciar
a ressurreição. Interroga-se: "E ainda, se almas povoam o firmamento
celestial, por qual razão não ocupam um estado igual ao dos anjos? Se as almas
residem nos céus, de que maneira justificamos a necessidade da ressurreição?...
A verdadeira fé firma-se na ressurreição, a qual nos exorta a buscar
incessantemente. Os filósofos pagãos, em sua negação, postulam a existência das
almas. Contudo, o Papa amalgama a doutrina espiritual de Cristo com a doutrina
materialista dos filósofos, uma confluência tão dissonante que não pode
coexistir, assim como o espírito e a carne no interior do cristão. E ao abraçar
essa mentalidade terrena, ao consentir com uma doutrina de matiz pagão, o Papa,
por conseguinte, deturpa as Escrituras Sagradas em seu intuito de
estabelecê-la." (Resposta ao Diálogo de Sir Thomas More, reedição
Parker, 1850, pp. 180, 181, com destaque).
E acrescentou igualmente:
"Surpreende-me profundamente o fato de que Paulo, ao
confortar os tessalonicenses, não tenha introduzido esta doutrina (da
imortalidade da alma), caso tivesse conhecimento de que as almas de seus
falecidos se encontravam em um estado de bem-aventurança, assim como ele
detinha a compreensão da ressurreição, pela qual seus falecidos viveriam de
novo. Se, de acordo com sua doutrina, as almas repousam nos céus em um estado
de glória similar ao dos anjos, então pergunto, qual o motivo da necessidade da
ressurreição?" (Resposta ao Diálogo de Sir Thomas More,
reedição Parker, 1850, pp. 118, com destaque).
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Acrescente-se, Martín Lutero, o eminente reformador
germânico, em réplica à mesma Bula emitida por Leão X, rotulou a doutrina da
imortalidade da alma como uma "opinião monstruosa". Eis o trecho que
ecoa suas palavras:
"Entretanto, concedo ao Papa o direito de estabelecer
preceitos para si mesmo e seus fiéis adeptos, tais como: a substanciação do pão
e do vinho no sacramento, a geração não gerada da essência de Deus, a alma como
forma substancial do corpo humano, ele como imperador do mundo, rei dos céus e
um deus terreno, a imortalidade da alma, e todas essas intermináveis
monstruosidades..." (Afirmação de todos os artigos de M.
Lutero condenados pela última Bula de Leão X), artigo 27, Weimar edição das
Obras de Lutero, vol. 7, pp. 131, 132, com ênfases).
O erudito luterano Dr. T. A. Kantonen, em sua obra "A Esperança Cristã" (1594, p. 37),
encapsulou a perspectiva de Lutero sobre o fenômeno da morte por meio destas
palavras:
"Lutero, com notável ênfase na ressurreição, optou por
enfocar a metáfora do sono nas Escrituras. 'Assim como alguém que adormece e,
ao despertar inesperadamente ao amanhecer, não sabe o que lhe ocorreu durante o
sono, da mesma forma seremos abruptamente despertados no último dia, sem
conhecer a natureza de nossa transição para a morte e a travessia através dela.
Dormiremos até o momento em que Ele se apresentar e bater à porta de nosso
túmulo, dizendo: 'Doutor Martin, ergue-te!' E, então, ressurgiremos prontamente
com Ele, para uma eternidade conjunta."
Constitui-se em prerrogativa concordar plenamente com esses
dois ilustres reformadores. Emerge como incontestável a analogia entre a morte
e o estado de sono. A noção de uma alma imortal carece de sustentação. A
consolação que a Bíblia oferece não se alinha com o conforto que a maioria dos
pregadores oferecem em funerais, que insinua a presença de uma alma morta,
porém viva. Tal concepção, na realidade, ecoa as alicerces da instrução ministrada
por Platão e Sócrates aos seus discípulos convertidos. (Reitero a citação
extraída da Enciclopédia Católica: "A grande maioria dos filósofos
cristãos, até Santo Agostinho, nutriu inclinações platônicas.") Será que
continuaremos a manter fidelidade a esta perspectiva, ou iremos direcionar
nossa atenção ao que as Escrituras Divinas, por si mesmas, expressam?
Imortalidade da Alma: Abordagens Divergentes e
a Perspectiva dos Fundadores da Igreja
A concepção de uma alma imortal, antagonista às sagradas
escrituras, encontra também refutação na Enciclopédia Judaica, que sustenta o
seguinte a respeito:
De maneira análoga, a Enciclopédia Bíblica
Internacional emite considerações semelhantes:
"Em certo sentido, sempre fomos moldados pelas
premissas gregas, de cunho platônico, segundo as quais o corpo fenece, enquanto
a alma é inalienavelmente imortal. Tais doutrinas contrastam abruptamente com o
ethos israelita, não encontrando fundamento no Antigo Testamento." (1960,
Volume 2, p. 812, Artigo: "Morte").
Caros irmãos, convém frisar que a alma NÃO é
intrinsecamente imortal. A função da alma limita-se a conferir vitalidade ao
corpo. A sua respiração constitui um sinal da existência de sua alma.
Analogamente, tal princípio aplica-se aos animais, que são igualmente almas viventes.
No entanto, a morte põe fim a essa condição, extinguindo a presença da alma. O
cerne da esperança cristã repousa firmemente na doutrina singular da
ressurreição dos falecidos. Quando o apóstolo Paulo embarcou para Atenas,
centro da erudição filosófica grega, berço de Platão e Sócrates, ele proclamou
incisivamente: "Jesus e a ressurreição" (Atos 17:18). A partir de
então, a ideia da imortalidade da alma difundiu-se amplamente pela Grécia.
Entretanto, Paulo não endossou essa perspectiva para corroborar com os
preceitos filosóficos gregos. Em vez disso, ele proclamou a única doutrina
genuína sobre o tema: a doutrina da ressurreição. Paulo não se prestou a
comprometer a verdade ao enaltecer as opiniões dos filósofos. Efetivamente,
esta passagem constitui um apelo a todos no que concerne a este assunto:
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Colossenses 2:8
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio
de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os
rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
A palavra “filósofos” é a palavra usada em atos 17:18 para
descrever os epicuristas e estoicos que ridicularizavam Paulo, porque ele
estava pregando a ressurreição. É a palavra usada por Platão, Sócrates e todos
os demais para descreverem a si mesmos. Eles eram filósofos e suas obras eram
uma só: filosofia. Enquanto Paulo alertava: “cuidado para que ninguém vos
prenda pela filosofia” – os fundadores da igreja – a maioria deles – foram
capturados por ela. Por exemplo, o Dicionário Teológico Evangélico diz sobre a
origem, os fundadores da igreja são descritos pela Enciclopédia Britânica como:
“os teólogos e bíblicos mais importantes do início da igreja grega”.
“Especulação sobre a alma na igreja sub apostólica foi
fortemente influenciada pela filosofia grega. Pode-se ver isto na aceitação da
origem da doutrina platônica da preexistência da alma como mente pura (nous)...”
(1992, p. 1037, “Alma”)
Aqui está o que a própria Origem escreveu:
“. . . A alma, tendo sua substância e vida em si mesma,
deverá após sua partida do mundo, ser recompensada de acordo com que ela
merece, ser destinada para obter uma herança de vida eterna e benção...ou ser
mandada para o fogo eterno e punição...” (Padres
pré Nicenos, Vol. 4, 1995, p. 240)”
Muitos dos fundadores da igreja, ao invés de rechaçar essas
influências filosóficas, eles a cristianizaram, sendo enganados por elas e
misturando-as com a verdade da Palavra com um erro da filosofia pagã. Veja o
que Ackermann diz a respeito dos Padres da igreja grega, o mártir Justino:
"Justino foi como ele mesmo relata um admirador
entusiasta de Platão antes de encontrar no Evangelho a satisfação plena que ele
tinha procurado intensamente, mas em vão, na filosofia. E, embora o evangelho
fosse infinitamente superior em seu ponto de vista do que a filosofia
platônica, ainda assim ele considerava a filosofia como estado preliminar para
o evangelho.” E do mesmo modo fizeram muitos escritores apologéticos ao se
expressarem sobre Platão e sua filosofia.” (Ackermann,
Das Christliche im Plato, chap. i., Hamburg, 1835; Eng. transl., The Christian
Element in Plato, Edinburgh, 1861).
De fato a Enciclopédia Britânica descreve o mártir Justino
como “o primeiro cristão a usar a filosofia grega no serviço da fé cristã”.
E como o historiador de igreja alemão Philip Schaff diz em
sua Enciclopédia:
“muitos dos primeiros cristãos encontraram peculiar atração
nas doutrinas de Platão, e as empregaram como armas de defesa e extensão do
cristianismo, ou colocaram as verdades do cristianismo em um molde platônico.
As doutrinas do Logos e da Trindade receberam a sua forma de Padres gregos, os
quais, se não treinados nas escolas, foram muito influenciados, direta ou
indiretamente, pela filosofia Platônica, particularmente no modelo
Judeu-Alexandrino. Que os erros e corrupções penetraram na Igreja a partir
desta fonte não pode ser negada... Entre os mais ilustres dos padres que foram
influenciados por Platão, podemos nomear: Justino Mártir, Atenágoras, Teófilo,
Irineu, Hipólito, Clemente de Alexandria, Orígenes, Felix Minúcio, Eusébio,
Metódio, Basílio, o Grande, Gregório de Nissa, e Santo Agostinho.” (A Nova
Enciclopédia de conhecimentos religiosos Schaff-Herzog, artigo: Platonismo e
Cristianismo, com ênfases).
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Raízes da Doutrina da 'Imortalidade da Alma':
Considerações Finais
Encerrando esta reflexão, é imperativo ressaltar que a
doutrina que postula a separação da alma dos falecidos de seus corpos,
conferindo-lhe um estado contínuo nos reinos celestiais ou infernais,
fundamentado na suposta imortalidade da alma, não se origina como uma inovação
de matiz cristão. Em verdade, este constructo teológico remonta à elaboração
filosófica de Platão e Sócrates, figuras cujo pensamento exerceu significativa
influência sobre a maioria dos expoentes eclesiásticos, desde o Mártir Justino até
Agostinho. Este arcabouço doutrinário de cunho pagão, ainda que desprovido de
fundamentação nas Escrituras e nos códices do Antigo Testamento, acabou por
amalgamar as concepções de Jesus e dos apóstolos com os ideais de outros
luminares da filosofia grega, sendo convenientemente batizado de cristianismo.
No lugar da esperança cristã genuína concernente à morte, centrada na
"ressurreição ao soar da última trombeta, pois a trombeta soará e os
mortos ressuscitarão incorruptíveis" (1 Coríntios 15:52), esta
doutrina platônica pagã insinuou-se e prevaleceu.
Tal premissa desautoriza a veracidade da imortalidade da
alma, substanciando-se em fundamentos de ordem pagã que, em sua essência,
entravam a doutrina da ressurreição dos falecidos. O apóstolo Paulo, com
agudeza, interpelou: "Se as almas se encontram nos céus, em uma esfera
gloriosa semelhante à dos anjos, de acordo com vossa premissa, demonstrai-me,
pois, a razão subjacente à necessidade da ressurreição." Nesse contexto, a
imortalidade da alma não encontra lastro bíblico, denotando, em essência, um
substrato pagão que antiteticamente se contrapõe à doutrina da ressurreição dos
mortos. A suposição de uma existência atual para os mortos, em verdade,
contrapõe-se à perspectiva da ressurreição, pois a própria ressurreição
pressupõe a restauração da vida.
A epístola paulina aos Coríntios (1 Coríntios 15:22-23) assevera
com contundência: "Porquanto, assim como todos morrem em Adão, igualmente
todos serão vivificados em Cristo. Porém, cada qual em sua própria ordem: as
primícias, Cristo; em seguida, os que são de Cristo, por ocasião de sua
vinda." Este processo de vivificação está reservado para o futuro,
conforme o teor do texto, que explicita a condição de NÃO estarem vivos no
presente. Quaisquer outras inferências contrastam com a verdade,
independentemente de serem veiculadas por líderes eclesiásticos, denominações
ou veneráveis instituições religiosas.
A nós, é dada a prerrogativa de escolher: aderir à palavra
divina ou afeiçoar-se ao legado de Platão e Sócrates, por meio de seus
discípulos, que permearam as doutrinas eclesiásticas. Desejamos ser discípulos
de Platão ou de Cristo? A opção certa demanda assumir uma postura de
resistência contra as opiniões corriqueiras (sendo a crença na imortalidade
popularmente estabelecida por intermédio das diretrizes eclesiásticas) e arcar
com as inerentes consequências. No entanto, a questão que se impõe é:
direcionaremos nossa atenção para esta premissa ou orientar-nos-emos pela
verdade? Será que nos importaremos com as opiniões humanas ou, ao contrário,
alicerçaremos nossas convicções nas instruções divinas? É o apelo de Paulo que
ressoa:
2 Timóteo 2:15
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Equilibrar tanto a Palavra quanto nossas tradições nesse contexto se revela inviável. Uma dentre as duas deverá ceder espaço, e clamo para que você, na sua sabedoria, efetue a escolha adequada sobre qual delas prevalecerá.
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