Professores de história substituem livros didáticos pela internet em meio à polarização política

Pesquisa revela que educadores estão optando por fontes digitais, mas enfrentam desafios com materiais tendenciosos à esquerda e à direita.

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Em vez de livros didáticos, muitos professores de estudos sociais estão extraindo planos de aula de fontes como a PBS e a Smithsonian Institution que encontram online.Crédito...Jarod Opperman para o The New York Times


Brasília, 19 de setembro de 2024 — Uma nova pesquisa mostra que professores de história estão cada vez mais utilizando fontes online para criar planos de aula, enquanto enfrentam a polarização política em torno do conteúdo educacional.

     


    Com os livros didáticos impressos se tornando menos frequentes nas salas de aula, professores de estudos sociais estão recorrendo à internet para planejar suas aulas. De acordo com uma pesquisa publicada pela Associação Histórica Americana, mais de 3.000 professores de nove estados dos EUA relataram utilizar documentos primários e fontes digitais, como os arquivos da Smithsonian Institution, PBS e o canal de YouTube de John Green, para ensinar história americana.

    O estudo revelou que, embora muitos dos materiais utilizados sejam imparciais, uma parcela notável dos professores opta por fontes de tendências ideológicas. Aproximadamente 42% dos educadores usaram recursos do Learning for Justice, considerado por críticos como de inclinação esquerdista, enquanto 18% utilizaram o projeto conservador Teaching American History.

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    "Os professores, em sua maioria, buscam apresentar vários lados da história americana, equilibrando realizações e fracassos", afirmou Nicholas Kryczka, coordenador da pesquisa. Contudo, ele também destacou que há pressão em distritos escolares mais polarizados, com alguns educadores relatando censura e autocontenção ao abordar temas como raça e gênero em estados de tendência conservadora.

    A pesquisa indica que, apesar da politização crescente, a maioria dos professores de história permanece comprometida em apresentar uma visão ampla e complexa da história dos EUA, enfrentando dificuldades tanto com a falta de tempo quanto com os desafios ideológicos impostos por grupos conservadores e progressistas.

    Com a crescente dependência de fontes digitais no ensino de história, o debate sobre o que e como ensinar continua a se intensificar, especialmente em uma época de profunda divisão política nos EUA. A pesquisa destaca a importância de apoiar os professores em suas escolhas pedagógicas e garantir que o ensino de história continue sendo uma prática informada, equilibrada e fundamentada.




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