Sartre no "Existencialismo é um Humanismo" destaca liberdade, responsabilidade e criação de significado na existência humana.
Jean-Paul Sartre e o significado da existência humana. Foto: Youtube |
Introdução
Nascido em 21 de junho de 1905, nas entranhas de Paris,
Jean-Paul Sartre, desde sua juventude, questiona os princípios e convenções de
sua classe social, a burguesia. Inicialmente matriculado no liceu de Havre, ele
posteriormente aprofunda sua formação filosófica no Institut Français de
Berlin. Desde os primeiros escritos filosóficos, destaca-se a singularidade de
um pensamento que o levará ao existencialismo, desenvolvendo suas teses
fundamentais na obra "O Existencialismo é um Humanismo", publicada em
1946.
Sartre ganhou notoriedade perante o grande público,
principalmente por meio de seus contos, novelas e romances, além de seus
escritos críticos nas esferas literária e política. Suas peças teatrais
atraíram uma audiência ainda mais ampla. Demonstrando constante preocupação em
abordar os desafios contemporâneos, Sartre manteve uma atividade política
fervorosa até o final de sua vida. Envolvendo-se em tribunais, recusando o
Prêmio Nobel de Literatura em 1964 e liderando La Cause du Peuple e Libération,
ele faleceu em Paris em 15 de abril de 1980.
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Filosofia do Existencialismo
Aqui, quero explicar e defender o existencialismo contra
algumas críticas. Primeiro, dizem que essa filosofia faz as pessoas desistirem
e ficarem sem esperança. A ideia é que, se as soluções são difíceis, talvez
seja melhor acreditar que agir neste mundo é impossível. Além disso, falam que
o existencialismo pode levar as pessoas a adotarem uma filosofia contemplativa,
algo visto como luxuoso e associado a uma mentalidade mais rica, especialmente
pelos críticos comunistas.
Por outro lado, criticaram-nos por destacar o lado ruim da
humanidade, mostrando coisas sujas e desagradáveis, e por ignorar as coisas
bonitas e alegres, o lado luminoso da natureza humana. Por exemplo, a crítica
católica, senhorita Mercier, alega que esquecemos o sorriso das crianças.
Alguns nos acusam de não ser solidários com os outros humanos, pensando que
consideramos o homem como um ser isolado, principalmente porque, segundo os
comunistas, partimos apenas da nossa própria opinião. Ou seja, começamos com o
pensamento "eu penso" de Descartes e focamos no momento em que o
homem está sozinho, o que nos tornaria incapazes de retornar à solidariedade
com aqueles que estão fora de nós e que não podemos perceber apenas pensando em
nós mesmos.
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Na perspectiva cristã, nos acusam de ignorar a importância
e seriedade das ações humanas. Dizem que, ao descartarmos os mandamentos de
Deus e os valores eternos, tudo se torna gratuito, permitindo que cada um faça
o que quiser. Nesse cenário, alguns acreditam que não podemos julgar as visões
e ações dos outros. Vou tentar responder a essas críticas hoje, e é por isso
que escolhi o título "O Existencialismo é um Humanismo" para
esta explicação. Alguns podem achar surpreendente falarmos sobre humanismo
aqui.
Desde já, queremos explicar o que entendemos por
existencialismo. Basicamente, é uma ideia que torna a vida humana possível e
afirma que toda verdade e ação têm a ver com a experiência pessoal de cada um.
A crítica comum que recebemos é que destacamos os aspectos negativos da vida
humana. Uma vez, ouvi falar de uma senhora que, ao soltar uma palavra rude por
nervosismo, se desculpou dizendo que estava "ficando
existencialista". Assim, as pessoas associam o existencialismo à feiura,
chegando a nos chamar de naturalistas. No entanto, é curioso que causemos mais
preocupação e escândalo do que o naturalismo em si, que hoje em dia não gera
tanto desconforto.
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Às vezes, parece que as pessoas aceitam bem histórias como
as de Zola, como "A Terra", mas ficam incomodadas ao ler um romance
existencialista. Alguém que usa ditados populares, mesmo que tristes, nos
considera ainda mais melancólicos. No entanto, há algo mais desanimador do que
dizer que a caridade começa consigo mesmo? Ou então, ame quem te serve e serás
desprezado; castigue-o e serás amado. Conhecemos esses clichês que sempre
enfatizam a mesma ideia: não devemos lutar contra as autoridades estabelecidas,
não adianta enfrentar situações difíceis, e não devemos brigar com quem é mais
poderoso. Qualquer ação que não siga uma tradição é vista como romantismo. Toda
tentativa que não se baseia em experiência comprovada está destinada ao
fracasso. E a experiência mostra que as pessoas geralmente têm tendência a
descer, precisando de estruturas sólidas para contê-las, caso contrário,
teríamos anarquia.
Contudo, as mesmas pessoas que repetem esses ditados
desanimadores são aquelas que expressam críticas em relação à humanidade.
Sempre que testemunham um ato considerado repugnante, as mesmas pessoas que
apreciam músicas realistas são as que argumentam que o existencialismo é
excessivamente sombrio. Chego a me questionar se não estão mais incomodadas com
o otimismo do existencialismo do que com seu suposto pessimismo. Afinal, o que
causa apreensão na doutrina que estou prestes a apresentar não seria exatamente
o fato de proporcionar uma possibilidade de escolha ao ser humano? Para
entender isso, precisamos explorar a questão de forma mais filosófica: o que
entendemos por existencialismo?
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A maioria das pessoas que usa esse termo teria dificuldade
em justificá-lo, especialmente agora que se tornou uma moda aplicá-lo
indiscriminadamente a músicos, pintores e até colunistas de revistas.
Atualmente, o termo perdeu seu significado original devido à sua ampla
utilização. Por quê? Sem uma doutrina de vanguarda equivalente ao surrealismo,
aqueles que buscam escândalo e agitação se voltam para o existencialismo,
embora esta filosofia não ofereça muito nesse sentido. Na realidade, é a menos
escandalosa e mais austera das doutrinas, direcionada principalmente a técnicos
e filósofos. No entanto, pode ser facilmente definida. A complicação surge
porque existem dois tipos de existencialistas: os cristãos, como Jaspers e
Gabriel Marcel, que são católicos, e os ateus, como Heidegger, além dos
existencialistas franceses, incluindo a mim mesmo.
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O que eles compartilham é simplesmente a crença de que a
existência vem antes da essência, ou seja, é necessário começar pela
subjetividade. Mas o que isso realmente significa? Ao considerarmos um objeto
fabricado, como um livro ou um corta-papel, percebemos que foi criado com um
propósito específico, baseado no conceito do objeto e em técnicas de produção
anteriores. Nesse caso, a essência do objeto, que inclui os procedimentos e
qualidades que o definem, antecede a sua existência. Assim, a presença de um corta-papel
ou livro diante de mim é determinada pelos procedimentos e qualidades que o
definem. Isso representa uma visão técnica do mundo, na qual a produção precede
a existência.
Se considerarmos Deus como Criador, muitas vezes o
visualizamos como um artífice superior. Independentemente da doutrina que
consideremos, como a de Descartes ou Leibniz, geralmente assumimos que a
vontade segue ou acompanha o entendimento, e Deus, ao criar, sabe precisamente
o que está fazendo. Nesse contexto, o conceito de homem na mente de Deus é
semelhante ao conceito de corta-papel na mente do fabricante. Deus produz um
homem com técnicas específicas e uma concepção, assim como o artífice cria um corta-papel
com base em uma definição e técnica. Portanto, um homem individual realiza um
conceito existente na mente divina.
Mesmo no ateísmo filosófico do século XVIII, onde a noção
de Deus foi descartada, a ideia de que a essência antecede a existência
permaneceu. Autores como Diderot, Voltaire e até Kant sustentavam que cada
homem possui uma natureza humana, um conceito humano, o que significa que todos
os homens são exemplos particulares de um conceito universal. Em Kant, um homem
da selva, um homem natural e um burguês, por exemplo, se encaixam na mesma
definição e compartilham qualidades fundamentais. Assim, mais uma vez, a
essência do homem precede a existência histórica que encontramos na natureza.
O existencialismo ateísta que defendo é mais consistente.
Afirma que mesmo que Deus não exista, há pelo menos um ser cuja existência vem
antes da essência. Esse ser é o homem, ou como Heidegger diz, a realidade
humana. O que isso quer dizer? Significa que a existência do homem vem
primeiro, ele surge no mundo e depois se define. Na visão existencialista, o
homem não é definível porque, inicialmente, ele não é nada. Ele só se tornará
algo mais tarde, e isso dependerá do que ele escolher ser. Portanto, não há uma
natureza humana predefinida, já que não há um Deus para concebê-la. Um homem é
aquilo que escolhe ser, não apenas como concebido, mas como deseja a partir de
sua existência. Ele é moldado pelo impulso de existir. Em resumo, um homem é
nada mais do que aquilo que faz de si mesmo.
Este é o princípio fundamental do existencialismo. Também é
chamado de subjetividade, termo pelo qual somos criticados. No entanto, o que
realmente queremos dizer com isso é que o homem tem mais dignidade do que uma
pedra ou uma mesa. Afirmamos que o homem existe primeiro e, antes de tudo, é
aquilo que planeja se tornar, sendo consciente desse projeto. Inicialmente, o
homem é um projeto vivido como sujeito, não um simples organismo como musgo,
fungo ou uma couve-flor. Nada existe anteriormente a esse projeto. Não há algo
inteligível no céu; o homem será, acima de tudo, o que projetou ser, não o que
deseja ser, pois o querer, para a maioria, é uma decisão consciente posterior
ao que já fizemos de nós mesmos. Se a existência realmente precede a essência,
então o homem é responsável pelo que é. A principal implicação do
existencialismo é colocar cada indivíduo no controle total de sua própria
identidade e responsabilizá-lo integralmente por sua existência.
Quando afirmamos que o homem é responsável por si mesmo,
não nos referimos apenas à sua individualidade, mas à responsabilidade por
todos os homens. O termo subjetivismo possui dois significados, e nossos
opositores exploram essa dualidade. Em um sentido, o subjetivismo representa a
escolha pessoal de cada indivíduo, enquanto, em outro sentido, denota a
impossibilidade humana de transcender essa subjetividade. É este segundo
sentido que constitui a essência do existencialismo. Quando afirmamos que o homem
faz escolhas por si mesmo, queremos dizer que cada um de nós faz suas próprias
escolhas. No entanto, também estamos expressando que, ao fazer escolhas
individuais, cada homem está fazendo escolhas em nome de toda a humanidade. Na
realidade, nenhum de nossos atos cria o homem que queremos ser sem
simultaneamente formar uma imagem do homem que acreditamos que todos devam ser.
Ao fazer escolhas específicas, estamos afirmando o valor daquilo que
escolhemos, pois nunca podemos escolher o mal. O que escolhemos é sempre
considerado bom, e nada pode ser bom para nós sem ser bom para todos.
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Se a existência, de fato, antecede a essência, e buscamos
existir enquanto moldamos nossa imagem, essa imagem tem validade universal e
abrange toda a nossa era. Portanto, nossa responsabilidade é muito mais
abrangente do que imaginamos, pois inclui toda a humanidade. Se, como operário,
escolho aderir a um sindicato cristão em vez de ser comunista, indicando que a
resignação é, essencialmente, a solução mais adequada para o homem e que o
reino humano não se realiza neste mundo, não estou apenas decidindo sobre meu
caso individual. Estou optando pela resignação em nome de todos. Assim, minha
escolha abrange a humanidade como um todo. Mesmo em questões mais pessoais,
como casar e ter filhos, embora essas decisões dependam da minha situação,
paixão ou desejo, estou envolvendo não apenas a mim mesmo, mas toda a
humanidade na prática da monogamia. Dessa forma, sou responsável por mim e por
todos, criando uma imagem específica do homem que escolho ser. Ao escolher a
mim mesmo, estou escolhendo um modelo de humanidade.
Isso nos ajuda a entender o significado de palavras como
angústia, desamparo e desespero de maneira muito simples. O que queremos dizer
com angústia? O existencialista afirma que o homem é, por essência, angústia.
Isso se traduz da seguinte forma: o homem que se envolve e percebe que não é
apenas o que escolhe ser, mas também um legislador que, ao escolher, define o
que será a humanidade como um todo. Ele não pode evitar o sentimento de sua
responsabilidade profunda e total. Embora muitas pessoas tentem esconder sua
angústia e evitem confrontá-la, acreditamos que estão apenas mascarando essa
emoção. Muitos pensam que, ao agir, estão comprometendo apenas a si mesmos.
Quando questionadas sobre o que aconteceria se todos agissem da mesma forma,
muitas respondem indiferentemente, dizendo que nem todos agem assim. No
entanto, a questão essencial é: o que aconteceria se todos agissem da mesma
maneira?
Jean-Paul Sartre. Foto: ElTiempo.com |
E é difícil evitar esse pensamento perturbador sem recorrer
a uma espécie de má-fé. Aquele que mente e se justifica dizendo que nem todo
mundo age da mesma forma está, na verdade, desconfortável com sua consciência,
pois a própria mentira implica um valor universal atribuído a ela. Mesmo quando
mascarada, a angústia se manifesta. Kierkegaard denominava essa angústia como
"Angústia de Abraão". Vocês conhecem a história. Um anjo ordena a
Abraão que sacrifique seu filho. Tudo estaria bem se realmente fosse um anjo
dizendo: "Você é Abraão e sacrificará seu filho." No entanto, cada um
de nós pode se questionar, antes de tudo: "Será realmente um anjo, e sou
mesmo Abraão? O que prova isso?" Havia uma pessoa com alucinações. Alguém
lhe dava ordens por telefone, alegando ser Deus. Quando o médico perguntou quem
falava com ela, respondeu: "Ele disse que é Deus." Mas que provas ela
tinha de que realmente era Deus? Da mesma forma, se um anjo se aproximasse de
mim, que provas eu teria de que é um anjo? E se eu ouvisse vozes, como teria
certeza de que vêm do céu e não do inferno, do subconsciente ou de um estado
patológico? Como posso ter certeza de que essas vozes estão se dirigindo a mim?
Quem prova que fui designado para impor minha visão de homem e minha escolha à
humanidade? Jamais terei alguma prova ou sinal convincente disso.
Se uma voz se dirige a mim, é minha responsabilidade
decidir se essa voz é a do anjo. Quando considero um ato como bom, sou eu quem
escolhe atribuir a qualidade de bom, não o mau. Não há nada que me designe
automaticamente como Abraão. No entanto, a cada momento, sou compelido a
realizar ações que sirvam de exemplo. Cada indivíduo vive como se toda a
humanidade estivesse observando suas ações, influenciando outros a agirem de
maneira semelhante. Cada pessoa deve se questionar se tem o direito de agir de
maneira que a humanidade siga seus passos. Aquele que evita essa pergunta está,
na verdade, mascarando a angústia. Essa angústia não conduz ao quietismo ou à
inação.
É uma angústia simples, conhecida por todos que já tiveram
responsabilidades. Por exemplo, quando um chefe militar assume a
responsabilidade de ordenar um ataque, enviando um grupo de homens para a
morte, ele faz uma escolha que, no fundo, é totalmente sua. Apesar de haver
ordens superiores, elas são amplas e precisam de interpretação, que cabe a ele
fornecer. A vida de 10, 14 ou 20 homens depende dessa interpretação. Ao tomar
essa decisão, é inevitável que ele sinta uma certa angústia. Todo líder militar
está familiarizado com essa angústia. No entanto, isso não os impede de agir;
pelo contrário, é uma condição fundamental para sua ação, pois pressupõe que
considerem várias possibilidades e, ao escolher uma delas, reconhecem seu valor
pela simples razão de ter sido escolhida. Essa angústia, que o existencialismo
descreve, também se explica pela responsabilidade direta em relação aos outros
homens envolvidos na escolha. Ela não é uma barreira separadora da ação; ao
contrário, faz parte intrínseca da própria ação.
Quando mencionamos o desamparo, termo caro a Heidegger,
queremos simplesmente dizer que Deus não existe, e devemos enfrentar todas as
implicações disso. O existencialista se opõe firmemente a uma certa moral
secular que busca eliminar Deus pagando o menor preço possível. Em 1880, quando
professores franceses tentaram estabelecer uma moral secular, declararam mais
ou menos o seguinte: "Deus é uma hipótese inútil e dispendiosa, vamos
eliminá-la." Contudo, para que haja uma moral, uma sociedade, um mundo que
respeite as leis, será necessário que alguns valores sejam considerados sérios
e existentes a priori. É preciso que seja obrigatório, a priori, ser honesto,
não mentir, não agredir a mulher, criar filhos, entre outros. Portanto,
realizaremos um pequeno trabalho que mostrará que esses valores existem, mesmo
que estejam inscritos em um céu inteligível, mesmo que Deus não exista. Em
outras palavras, esta é, acredito, a inclinação do que chamamos na França de
radicalismo. Nada mudará com a ausência de Deus. Continuaremos a ter as mesmas
normas de honestidade, progresso, humanismo, transformando Deus em uma hipótese
ultrapassada que se extinguirá tranquilamente por si mesma.
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O existencialista, ao contrário, percebe como é
extremamente desconfortável a inexistência de Deus, pois com essa ausência
desaparece toda a possibilidade de encontrar valores em um plano inteligível.
Não há mais a possibilidade de existir bem com base em algum princípio a
priori, uma vez que não há mais uma consciência infinita e perfeita para
concebê-lo. Não há um lugar onde esteja escrito que o bem existe, que é
necessário ser honesto, ou que não se deve mentir, porque estamos
exclusivamente em um plano habitado por seres humanos. Dostoiévski afirmou que,
se Deus não existisse, tudo seria permitido. Este é o ponto de partida do
existencialismo. Na verdade, tudo é permitido se Deus não existe. Portanto, o
homem encontra-se desamparado, pois não tem nada dentro ou fora de si mesmo
para se agarrar. Além disso, ele não tem mais desculpas. Se a existência
precede a essência, não se pode recorrer a uma natureza humana predefinida para
explicar alguma coisa. Em outras palavras, não há determinismo. O homem é
livre. O homem é liberdade.
Se Deus não existe, não teremos à disposição valores ou
ordens que deem legitimidade ao nosso comportamento. Assim, não temos
justificativas ou desculpas, nem atrás de nós, nem à nossa frente, no domínio
luminoso dos valores. Estamos sozinhos, sem desculpas. Isso significa que o
homem está condenado a ser livre, pois não se criou a si mesmo. Por outro lado,
ele é livre, pois, uma vez lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.
O existencialista não acredita no poder da paixão como uma força irresistível
que leva o homem a certos atos, representando uma desculpa. Ele entende que o
homem é responsável por suas paixões. Também não acredita que o homem possa
encontrar orientação em sinais na terra, pois considera que é o homem quem
interpreta esses sinais conforme sua vontade. Portanto, ele pensa que o homem,
sem apoio ou auxílio, está destinado a inventar a cada instante o que significa
ser humano. Como afirmou Ponge de maneira bela, "um homem é o futuro do
homem." Isso é perfeitamente verdadeiro, desde que entendamos que o futuro
não está predefinido no céu, mas é algo a ser construído, um futuro virgem que
aguarda ser moldado. No entanto, isso nos deixa desamparados.
Para exemplificar o desamparo de maneira mais clara,
gostaria de compartilhar o caso de um aluno que procurou minha orientação em
uma situação delicada. Seu pai havia brigado com a mãe e pretendia se unir a
uma colaboração. Além disso, seu irmão mais velho perdeu a vida durante a
ofensiva alemã de 1940. Este jovem, de sentimentos um tanto primitivos, mas
generosos, considerava vingar a morte do irmão como uma opção. Sua mãe, vivendo
sozinha com ele, estava profundamente abalada pela meia traição do pai e pela
perda do filho mais velho, e ele representava sua única consolação.
Nesse momento, o rapaz enfrentava a escolha entre ir para a
Inglaterra e se alistar nas forças francesas livres, abandonando assim sua mãe,
ou permanecer ao lado dela e auxiliá-la em sua vida. Ele tinha consciência de
que a mãe só encontrava razão para viver através dele, e sua ausência, talvez
até mesmo sua morte, a mergulharia no desespero. Além disso, ele compreendia
que cada ação que realizasse em relação à sua mãe tinha uma resposta direta,
contribuindo para ajudá-la a viver. Em contrapartida, cada ação que tomava ao
partir ou se envolver no combate era ambígua, podendo se perder sem contribuir
efetivamente para algo.
Ao considerar ir para a Inglaterra, ele ponderava sobre a
possibilidade de ficar indefinidamente em um campo espanhol durante a passagem
pela Espanha ou ser designado para tarefas burocráticas na Inglaterra ou
Argélia. Assim, ele se via diante de dois tipos distintos de ação: uma concreta
e imediata, voltada para um único indivíduo, e outra que se direcionava a um
grupo muito mais amplo, a coletividade nacional, mas com eficácia
potencialmente incerta. Ao mesmo tempo, ele hesitava entre duas formas de moral:
uma baseada na simpatia e dedicação individual, e outra mais abrangente, porém
sujeita a questionamentos quanto à sua eficácia.
Ele se deparava com a necessidade de escolher entre as duas
opções. A doutrina cristã não forneceria orientação decisiva. Embora preconize
a caridade, o amor ao próximo e o sacrifício pelo outro, não especifica qual
caminho é mais exigente. Quem deveria ser amado como irmão? O compatriota ou a
mãe? Qual opção representa a utilidade superior? Lutar em meio a um grupo ou
auxiliar um ser em particular a sobreviver? Essa decisão não pode ser tomada a
priori. Nenhum código moral oferece uma resposta clara. A moral kantiana
orienta a nunca tratar os outros como meio, mas como fim. No entanto, ao
permanecer ao lado da mãe, poderia estar tratando-a como fim, mas, por outro
lado, agindo assim, poderia considerar aqueles que lutam ao redor como meio.
Reciprocamente, ao unir-se aos combatentes, poderia tratá-los como fim, mas,
nesse caso, estaria considerando sua mãe como meio. Dado que os valores são
vagos e frequentemente amplos demais para casos específicos, a única opção é
confiar nos instintos. O jovem que enfrentava esse dilema procurou seguir seus
sentimentos, afirmando que o que realmente importava era a emoção. Ele
decidiria com base na intensidade de seu amor pela mãe, avaliando se
sacrificaria todo o resto, incluindo o desejo de vingança, a vontade de agir e
a busca por aventuras, para permanecer ao lado dela. Contrariamente, se
sentisse que seu amor não era tão profundo, escolheria partir.
No entanto, como determinar o valor de um sentimento? O que
realmente define o valor de amar sua mãe? É, de fato, o ato de permanecer ao
lado dela? Só posso afirmar que amo meu amigo ao ponto de sacrificar uma
quantia de dinheiro se, de fato, eu realizar esse sacrifício. Da mesma forma,
só posso declarar que amo minha mãe o suficiente para ficar com ela se, de
fato, escolher permanecer ao seu lado. Determinar o valor preciso desse afeto
sem realizar um ato que o confirme e o defina torna-se um dilema circular. Por
outro lado, André Gide expressou habilmente que um sentimento representado e um
sentimento vivido são praticamente indistinguíveis. Decidir que amo minha mãe
ao optar por ficar ao seu lado ou interpretar uma peça teatral que induza minha
permanência junto a ela são, de certa forma, equivalentes. Em outras palavras,
o sentimento é construído pela ação que realizamos. Consequentemente, não posso
recorrer a ele para me orientar, o que significa que não consigo buscar em mim
mesmo o estado autêntico que impulsionará minha ação, nem procurar em uma moral
os conceitos que me guiarão na ação. Alguns podem sugerir: "Ele foi
conversar com um professor em busca de conselhos". No entanto, ao escolher
o conselheiro, já se envolve em um comprometimento pessoal. A escolha do padre,
por exemplo, já implica uma predisposição, pois, se você é cristão, pode dizer:
"Consulte um padre." No entanto, há padres colaboracionistas, padres
atentistas e padres resistentes. Qual deles escolher? E se o jovem optar por um
padre resistente ou um colaboracionista, já terá pré-determinado o tipo de
conselho que receberá.
Assim, ao buscar minha orientação, ele já antecipava a
resposta que eu ofereceria. E, de fato, minha única resposta possível foi:
"Você é livre. Escolha, ou seja, crie." Nenhuma norma de uma moral
genérica pode indicar o que devemos fazer, pois não há sinais predefinidos no
mundo. Embora os católicos argumentem que existem sinais, eu mesmo reconheço
que sou eu quem atribui significado a eles. Durante meu período de prisão,
conheci um notável jesuíta com uma história marcante. Desde a infância,
enfrentou uma série de infortúnios, incluindo a perda do pai e desafios
emocionais. Aos 22 anos, ao ser reprovado em sua preparação militar, viu isso
não como um sinal de fracasso, mas como uma mensagem divina indicando que sua
vocação estava nos triunfos religiosos e na fé. Ele interpretou os eventos de
maneira apropriada para sua própria realização, evidenciando que a decisão
sobre o sentido do sinal foi totalmente dele. O desamparo se entrelaça com a
angústia, e em relação ao desespero, a expressão sugere que só podemos contar
com o que está sob nosso controle direto ou com as probabilidades que tornam
nossas ações possíveis.
Quando desejamos algo, inevitavelmente envolve elementos
prováveis. Por exemplo, se estou aguardando a chegada de um amigo, é presumível
que ele venha de trem ou bonde, pressupondo que o trem chegará pontualmente e o
bonde não descarrilará. Contudo, a confiança nas possibilidades está
estritamente vinculada à medida em que nossa ação abrange o conjunto dessas
possibilidades. Se as possibilidades consideradas não estiverem diretamente
influenciadas pela minha ação, devo desconsiderá-las, pois nem Deus nem destino
poderão moldar o mundo e suas possibilidades de acordo com minha vontade. Em
essência, quando Descartes afirmava "ganha-se antes a si mesmo, que é o
mundo", queria expressar a mesma ideia: agir sem expectativas. Em
conversas com marxistas, a resposta que recebo é que, dado que minha ação será
limitada pela morte, devo confiar no apoio dos outros. Isso implica contar com
o que outros farão em diferentes lugares, como China e Rússia, para ajudar e
continuar a ação após minha morte, conduzindo-a à Revolução. No entanto,
destaco que contarei sempre com camaradas de luta na medida em que estejam
envolvidos comigo em uma luta concreta e compartilhada, dentro da unidade de um
partido ou grupo que eu possa controlar, como um militante que conhece a cada
momento os movimentos desse partido. Contar com a unidade e vontade desse
partido é equivalente a contar com a pontualidade do bonde ou a estabilidade do
trem.
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Não posso confiar em indivíduos desconhecidos com base na
bondade ou no interesse humano na promoção do bem social, uma vez que, dado que
o homem é livre e não há uma natureza humana fixa, desconheço o desdobramento
futuro da Revolução Russa. Posso admirá-la como exemplo atual, mostrando o
papel do proletariado na Rússia, mas não posso afirmar com certeza que levará
necessariamente ao triunfo desse grupo. Minha avaliação é limitada ao que
observo. Não posso garantir que meus camaradas de luta continuarão meu trabalho
após minha morte, pois serão livres para decidir o curso da humanidade. No
futuro, eles podem escolher estabelecer o fascismo, e outros podem ser passivos
a ponto de permitir tal decisão. Nesse momento, o fascismo se tornará a
"verdade humana" e enfrentaremos as consequências. Em última análise,
as circunstâncias serão determinadas pela escolha humana. Isso não significa
adotar o quietismo; pelo contrário, devo me comprometer e agir conforme a
antiga máxima "não é preciso esperar para começar". Embora pertença a
um partido, não devo nutrir ilusões, mas sim fazer o que estiver ao meu
alcance. Por exemplo, se me questionarem sobre a coletivização e quando ela
ocorrerá, não posso prever, mas farei todo o possível para contribuir para esse
objetivo. Além disso, não posso prever nada além disso.
Outra interpretação do humanismo surge, essencialmente, da
ideia de que o homem está constantemente fora de si mesmo. Ele existe ao
projetar-se e perder-se fora de si, buscando fins transcendentes que o
capacitam a existir. Essa superação e apropriação de objetos ocorrem apenas em
relação a essa transcendência, com o homem no centro desse processo. Não há
universo além do universo humano, da subjetividade humana. Chamamos isso de
humanismo existencialista, pois destacamos que o homem é seu próprio legislador,
decidindo no desamparo, e que ele se realiza ao buscar fora de si um fim que
envolve liberação e realização. Essas reflexões revelam que as objeções feitas
ao existencialismo são injustas. Este não busca afundar o homem no desespero,
mas, se considerarmos qualquer atitude de descrença como desespero, então o
existencialismo parte do desespero original. Não é meramente um ateísmo que
tenta provar a inexistência de Deus; ao contrário, declara que, mesmo que Deus
exista, isso não alteraria nada, o que representa nossa perspectiva. Não
afirmamos a existência de Deus, mas argumentamos que o problema real reside na
necessidade de o homem enfrentar a si mesmo, sem depender de qualquer salvação,
mesmo que houvesse uma prova incontestável da existência de Deus. Nesse
sentido, o existencialismo é otimista, uma doutrina de ação, e os cristãos nos
rotulam erroneamente de desesperançados ao confundirem nosso desespero com o
deles, apenas por má fé.
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