Conceito das Prerrogativas Essenciais da Humanidade

Teoria da base dos valores culturais humanos

Valores culturais
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A Conceituação dos Fundamentos dos Valores Culturais Humanos, desenvolvida por Shalom H. Schwartz, é uma concepção no âmbito da pesquisa transcultural. O autor considera a conceituação como um acréscimo essencial de abordagens anteriores para conceituações de pesquisa transcultural comparativa, como a conceituação das dimensões culturais de Hofstede, e tem sido amplamente aplicada em estudos interculturais de valores individuais. A Conceituação dos Fundamentos dos Valores Culturais Humanos tenta mensurar os Valores Universais que são reconhecidos em todas as principais culturas. A conceituação de Schwartz identifica dez desses valores motivacionalmente distintos e descreve ainda as relações dinâmicas entre eles. Para melhor representar graficamente essas relações, a conceituação dispõe os dez valores em uma estrutura circular.

No artigo de 2012, Schwartz e colegas apresentaram um conjunto aprimorado de 19 valores individuais básicos que servem como "princípios orientadores na vida de uma pessoa ou grupo".

Categorias Motivacionais dos Princípios Orientadores

A Conceituação dos Fundamentos dos Valores Culturais Humanos identifica dez princípios orientadores universais, que podem ser classificados em quatro grupos de ordem superior. Cada um dos dez princípios orientadores universais tem um propósito central que é o motivador subjacente.

Abertura para mudar

Autogestão Pensamento e ação autônomos - escolhendo, criando, explorando.

Estímulo Excitação, novidade e desafio na vida.

Autodesenvolvimento

Hedonismo Satisfação ou gratificação sensual para si mesmo.

Conquista Sucesso pessoal através da demonstração de habilidade de acordo com os padrões sociais.

Domínio Status social e prestígio, controle ou influência sobre pessoas e recursos.

Conservação

Proteção Estabilidade, harmonia e equilíbrio da sociedade, dos relacionamentos e de si mesmo.

Conservação Restrição de ações, inclinações e impulsos que possam perturbar ou prejudicar os outros e violar expectativas ou normas sociais.

Herança Respeito, comprometimento e aceitação dos costumes e ideias que a própria cultura ou religião proporciona.

Autotranscendência

Generosidade Preservar e aprimorar o bem-estar daqueles com quem se está em contato pessoal frequente (o 'círculo mais próximo').

Altruísmo Compreensão, valorização, tolerância e proteção para o bem-estar de todas as pessoas e do meio ambiente.

Outro

A dimensão espiritual foi considerada como um décimo primeiro valor suplementar; no entanto, verificou-se que essa dimensão não estava presente em todas as culturas.

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Configuração das Relações de Valor

Além de identificar os dez princípios orientadores, a concepção também explica a interconexão e a influência mútua entre eles. A busca por qualquer um dos princípios resulta em harmonia entre alguns (conformidade e segurança), enquanto entra em conflito com pelo menos um outro princípio (benevolência e poder). Tradição e conformidade possuem objetivos motivacionais particularmente semelhantes e, portanto, são agrupados juntos. Os princípios podem se opor em diferentes graus, o que levou à organização em uma estrutura circular com duas dimensões opostas. A primeira dimensão contrasta a abertura à mudança com a conservação, destacando a independência e a obediência. A segunda dimensão oposta envolve o autoaperfeiçoamento e a autotranscendência, considerando tanto os interesses pessoais como o bem-estar dos outros.

Embora a concepção distinga dez princípios, as fronteiras entre eles são artificiais, pois há uma fluidez entre os princípios, que é evidenciada pelas ênfases motivacionais compartilhadas a seguir:

Domínio e Conquistabusca por superioridade social e reconhecimento;

Conquista e Hedonismobusca por satisfação pessoal;

Hedonismo e Excitaçãodesejo de experiências agradáveis e emocionantes;

Excitação e Autonomiainteresse intrínseco em novidades e aprimoramento;

Autonomia e Altruísmoconfiança no próprio discernimento e valorização da diversidade humana;

Altruísmo e Generosidadevalorização do próximo e transcendência do interesse egoísta;

Generosidade e Herançadedicação ao grupo de origem;

Generosidade e Obediênciacomportamento em conformidade para fortalecer laços pessoais;

Obediência e Herançasubordinação pessoal às normas sociais;

Herança e Proteçãopreservação das estruturas sociais seguras;

Obediência e Proteçãodefesa da ordem e harmonia nas relações;

Proteção e Domínioenfrentamento de ameaças e controle de recursos.

Além disso, as pessoas têm a capacidade de adotar valores opostos, comportando-se de maneira diferente em ambientes ou momentos diversos. A estrutura do modelo dos 10 tipos de valores de Schwartz foi comprovada em mais de 80 países, abrangendo diferentes gêneros e utilizando diversos métodos, como avaliações de importância de valores (usando as pesquisas mencionadas abaixo), tarefas de julgamento de similaridade direta, classificação por pilhas e disposição espacial de arranjo, e até mesmo na percepção dos valores de outras pessoas, como membros da família.

Curiosidade

Você sabia que os valores humanos podem variar significativamente entre culturas? Por exemplo, em algumas sociedades, a liberdade individual e a independência podem ser altamente valorizadas, enquanto em outras, a coletividade e a harmonia comunitária podem ser consideradas mais importantes. Essas diferenças culturais nos valores podem influenciar desde as escolhas pessoais até o funcionamento de instituições sociais e políticas. O estudo das variações culturais nos valores humanos é uma área fascinante que nos ajuda a compreender melhor a riqueza e complexidade da diversidade humana em todo o mundo.

A Diversidade dos Valores Humanos

Ainda mais, as pessoas demonstram a habilidade de adotar valores conflitantes, comportando-se de maneira distinta em diversos contextos ou em momentos diferentes. A configuração do modelo dos 10 tipos de valores proposto por Schwartz foi corroborada em mais de 80 países, abrangendo diferentes culturas, gêneros e utilizando variados métodos, como avaliações da importância dos valores (com base nas pesquisas listadas abaixo), tarefas de julgamento de semelhança direta, classificação por pilhas e arranjo espacial, e até mesmo na percepção dos valores de outras pessoas, como membros da família.

Avaliação dos Valores através do Schwartz Value Survey

O Schwartz Value Survey (SVS) é uma pesquisa que explora explicitamente os valores dos participantes, solicitando que eles façam uma autoavaliação. A pesquisa consiste em 57 perguntas, divididas em duas listas de itens de valor. A primeira lista contém 30 substantivos, enquanto a segunda possui 26 ou 27 itens em forma de adjetivo. Cada item é acompanhado por uma breve descrição para maior clareza. Das 57 questões, 45 são utilizadas para calcular os 10 diferentes tipos de valor, sendo que o número de itens para medir um determinado valor varia conforme o conceito abordado. Os 12 itens restantes têm a finalidade de proporcionar uma melhor padronização no cálculo do valor individual. A importância de cada item de valor é avaliada em uma escala assimétrica, incentivando os participantes a refletirem sobre cada uma das questões.

7 (importância suprema)

6 (muito importante)

5, 4 (sem rótulo)

3 (importante)

2, 1 (sem rótulo)

0 (não importante)

−1 (oposto aos meus valores)

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Até o momento, a pesquisa envolveu mais de 60.000 pessoas em 64 países.

Além do Schwartz Value Survey (SVS), foi desenvolvido o Questionário de Valores Retrato (PVQ) como uma alternativa. Embora o PVQ tenha sido principalmente criado para crianças de 11 a 14 anos, também mostrou produzir resultados consistentes quando administrado a adultos. Diferentemente do SVS, o PVQ depende de relatórios indiretos. Nele, o entrevistado é solicitado a comparar a si mesmo (de acordo com o gênero) com pequenas descrições verbais de 40 pessoas diferentes. Após cada descrição, o respondente deve indicar o quão parecido ele ou ela é com a pessoa retratada, variando de "muito parecido comigo" a "não é nada parecido comigo". Esse método de pesquisa permite avaliar como o indivíduo realmente age, em vez de apenas pesquisar quais valores são importantes para ele. Assim como no SVS, as descrições para cada valor variam de acordo com o conceito abordado.

Limitações

Uma das principais limitações dessa teoria diz respeito à metodologia da pesquisa. O Schwartz Value Survey (SVS) é consideravelmente desafiador de responder, pois os entrevistados precisam primeiro ler o conjunto de 30 itens de valor e atribuir uma pontuação para a classificação mais alta e mais baixa (0 ou -1, dependendo se um item é oposto aos seus valores). Como resultado, preencher o questionário leva aproximadamente 12 minutos, levando a uma quantidade significativa de formulários preenchidos apenas parcialmente. Além disso, muitos entrevistados tendem a atribuir pontuações altas para a maioria dos valores, o que distorce as respostas para o extremo superior. No entanto, esse problema pode ser atenuado fornecendo aos respondentes um filtro adicional para avaliar os itens que receberam pontuações altas. Ao administrar o Schwartz Value Survey em um ambiente de orientação, os entrevistados são treinados para distinguir entre um valor "obrigatório" e um valor "significativo". Um valor "obrigatório" é aquele sobre o qual eles agiram ou pensaram nas últimas 24 horas (esse item de valor receberia uma pontuação de 6 ou 7 na escala de Schwartz). Um valor "significativo" é algo em que agiram ou pensaram recentemente, mas não nas 24 horas anteriores (este item de valor receberia uma pontuação de 5 ou menos).

Outras limitações metodológicas incluem as pontuações ordinais e ipsatizadas resultantes, que restringem o tipo de análises úteis que os pesquisadores podem realizar.

Aplicações Práticas

Estudos recentes apontam que os valores podem influenciar a resposta do público a campanhas publicitárias. Além disso, quando uma escolha e um valor são alinhados, as pessoas tendem a escolher a opção que mais se relaciona com seus próprios valores. Portanto, modelos como a Teoria dos Valores Humanos Básicos tornam-se cada vez mais relevantes para campanhas de marketing internacional, auxiliando a compreensão dos valores e suas variações entre diferentes culturas. Essa importância é particularmente verdadeira, uma vez que os valores têm se mostrado uma das explicações mais poderosas para o comportamento do consumidor. Compreender os diferentes valores e identificar os objetivos subjacentes também pode ajudar as organizações a motivar sua equipe em um ambiente de trabalho cada vez mais globalizado e a criar uma estrutura organizacional adequada.

Recentemente, o trabalho de Schwartz, assim como o de Geert Hofstede, tem sido aplicado em pesquisas econômicas, especificamente no desempenho econômico relacionado ao empreendedorismo e criação de empresas. Isso tem implicações significativas para o crescimento econômico e pode explicar por que alguns países ficam atrás de outros, mesmo com recursos humanos, naturais e instituições governamentais similares. Esse é um campo de estudo relativamente novo na economia; no entanto, os resultados empíricos recentes sugerem que a cultura desempenha um papel importante no sucesso dos esforços empresariais em todas as nações, mesmo aquelas com estruturas governamentais semelhantes. De acordo com a pesquisa de Francisco Liñán e José Fernandez-Serrano, esses atributos culturais representam 60% das variações no Produto Interno Bruto (PIB) per capita em países da União Europeia (UE).

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